Um ponto que tinha ficado em suspenso: Os países mais tolerantes do mundo condenam com pena de prisão o crime de injúrias. A tolerância não consiste, portanto, na abolição desse crime.
Como em tudo, há graus de. E, se falamos (maneira de dizer...) sobre o 'post' do garoto malcriado no Atlântico (que, vim a descobrir, escreve insanidades várias de cada vez que 'publica' qualquer coisinha), a relativização passa pelo facto de ser condenado por quem importa e por - mais cedo ou mais tarde - se vir a enredar na sua própria toleima de galo. Há batalhas que talvez não mereçam o tempo e o empenho. E existem olhares sobre os outros que têm (forçosamente) de ser imbuídos de misericórdia, sob pena de nos tornarmos algozes, em vez de pedagogos. E V.Exa. é, acima de tudo, um pedagogo.
Isto não é uma crítica e sim uma interrogação. Com todo o respeito.
1 comentário:
Como em tudo, há graus de.
E, se falamos (maneira de dizer...) sobre o 'post' do garoto malcriado no Atlântico (que, vim a descobrir, escreve insanidades várias de cada vez que 'publica' qualquer coisinha), a relativização passa pelo facto de ser condenado por quem importa e por - mais cedo ou mais tarde - se vir a enredar na sua própria toleima de galo.
Há batalhas que talvez não mereçam o tempo e o empenho.
E existem olhares sobre os outros que têm (forçosamente) de ser imbuídos de misericórdia, sob pena de nos tornarmos algozes, em vez de pedagogos.
E V.Exa. é, acima de tudo, um pedagogo.
Isto não é uma crítica e sim uma interrogação. Com todo o respeito.
Enviar um comentário