O novo Ashram minimalista

sexta-feira, 18 de abril de 2008

O que devemos ao clínico Meneses, e aos outros democratas

Se o médico Meneses for mesmo embora da liderança daquele partido cujo nome me escapa, ficamos a dever-lhe um favor – para sermos justos, ficamos a dever um favor tanto a ele como ao jurista Mendes que dizem que também liderou esse partido; e um favor ainda maior ao «Engenheiro da Mula Ruça» daquele outro partido que vai assegurando o rotativismo. E esse favor foi o de terem demonstrado que pode encabeçar-se um partido, e até um governo, sem se ter qualquer tipo de carisma, sendo-se completamente destituído de prestígio, de vigor na mobilização de correligionários, e de capacidade para formular frases susceptíveis de sugerir a presença de ideias (não exijamos ideias propriamente ditas).
Isso é bom para a democracia, porque enfraquece a posição daqueles que querem liderar politicamente o país. Uma democracia, para ser saudável, deve ter líderes fracos e o menos carismáticos possível, porque essa é a melhor forma de criar espaço a que a vida do cidadão comum decorra sem interferências paternalistas, e de evitar que ocorram «derivas» de arrebatamento ideológico ou de liderança «forte», episódios que habitualmente acabam mal.
Prestígio, carisma, inteligência, fluência, articulação – isso é crucial para se ser um grande académico, um grande chefe de orquestra, até um grande clérigo ou um grande comerciante. Ora a democracia tem-se sempre encarregado de manter gente como essa afastada daquele exercício rotineiro e primário de administração de interesses clientelares em que a democracia converte – e muito bem – essa actividade que, quando não implica a morte ou o sofrimento alheio, pode designar-se como política no seu sentido mais nobre.
Obrigado, Sr. Mendes! Obrigado, Sr. Meneses! E já agora, um degrau ainda abaixo deles – e por isso ainda mais genuinamente democrático – obrigado, Sr. Sócrates, comprazendo-se nas delícias pequeno-burguesas do Heron Castilho enquanto multiplica pelas paredes os diplomas de Universidades de 3ª Classe e as fotos de inefáveis projectos urbanísticos.
Obrigado! Enquanto a democracia portuguesa estiver entregue à meia-tijela de que estes três nomes sao lídimos representantes, a liberdade dos cidadãos não corre grandes perigos – não há entusiasmo e inflamação possíveis, nada (ou quase) será servido em holocausto na ara do Estado.

2 comentários:

margarida disse...

"Mchezea tope humrukia"

(Methali)

"Quem brinca na lama fica salpicado"

(Provérbio) Swahili

Bic Laranja disse...

Esplêndido! Cumpts.

Arquivo do blogue