E no entanto... o artifício é ainda aparente, descobrem-se com demasiada facilidade os anzóis narrativos, as alusões deliberadamente adoçadas, as teias conduzindo ao dénouement de forma porventura demasiado visível e previsível (às vezes soa-me a roteiro de filme, já a esperança da consagração em Hollywood, ou ao menos do novo cinema «indie»). Talvez o fruto do excesso de sucesso, fazendo descambar o talento na torrente narrativa, na prosa a metro, tornando demasiado tentador, inebriante, o recurso a muletas, a piscadelas de olho, a maneirismos – para ganhar tempo na conclusão de sucessos de vendas garantidos, para facilitar a digestão cinematográfica. Lembra-me de uma alusão que li numa biografia de Evelyn Waugh, no qual se referia que a prosa castigada deste procurava (e nem sempre conseguia...) colocar-se nos antípodas da "fatal facility of the second-rate". Depressa e bem...
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O novo Ashram minimalista
sábado, 1 de setembro de 2007
Cronica de Agosto 15 - David Lodge, second-rate?
E no entanto... o artifício é ainda aparente, descobrem-se com demasiada facilidade os anzóis narrativos, as alusões deliberadamente adoçadas, as teias conduzindo ao dénouement de forma porventura demasiado visível e previsível (às vezes soa-me a roteiro de filme, já a esperança da consagração em Hollywood, ou ao menos do novo cinema «indie»). Talvez o fruto do excesso de sucesso, fazendo descambar o talento na torrente narrativa, na prosa a metro, tornando demasiado tentador, inebriante, o recurso a muletas, a piscadelas de olho, a maneirismos – para ganhar tempo na conclusão de sucessos de vendas garantidos, para facilitar a digestão cinematográfica. Lembra-me de uma alusão que li numa biografia de Evelyn Waugh, no qual se referia que a prosa castigada deste procurava (e nem sempre conseguia...) colocar-se nos antípodas da "fatal facility of the second-rate". Depressa e bem...
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