Nada como uma pitada de esquerdismo para dar sabor à nostalgia aristocrática (como a nota salgada que, na mousse, realça a doçura do chocolate).
Daí que alguma esquerda «softcore», associada em blogue, tenha procurado crismar-se com a obra-prima de Renoir, que é um retrato ao mesmo tempo ácido e venerador da decadência da aristocracia à sombra do vulcão: cfr. http://aregradojogo.blogs.sapo.pt/
Como, no original de referência, se trata de «comédia de enganos», fica-nos uma interrogação: quem fará o papel de Edouard Schumacher, o garde-chasse; e quem fará o de André Jurieux, o aviador; e o de Robert de la Chesnaye (Cheyniest) – para completarmos o triângulo dos cornos –?
E as Senhoras, estarão ela dispostas a encarnar esses ícones de promiscuidade alegre em que Jean Renoir abrigou a sua velada misoginia?
Mais reconditamente ainda: que Vesúvio será esse que avassalará o «softcore» decadente da aristocracia jacobina? Que Schumacher empunhará a carabina?
Daí que alguma esquerda «softcore», associada em blogue, tenha procurado crismar-se com a obra-prima de Renoir, que é um retrato ao mesmo tempo ácido e venerador da decadência da aristocracia à sombra do vulcão: cfr. http://aregradojogo.blogs.sapo.pt/
Como, no original de referência, se trata de «comédia de enganos», fica-nos uma interrogação: quem fará o papel de Edouard Schumacher, o garde-chasse; e quem fará o de André Jurieux, o aviador; e o de Robert de la Chesnaye (Cheyniest) – para completarmos o triângulo dos cornos –?
E as Senhoras, estarão ela dispostas a encarnar esses ícones de promiscuidade alegre em que Jean Renoir abrigou a sua velada misoginia?
Mais reconditamente ainda: que Vesúvio será esse que avassalará o «softcore» decadente da aristocracia jacobina? Que Schumacher empunhará a carabina?
Um empreendimento sujeito, em suma, à austera e permanente censura de jansenistas pouco mundanos e reaccionários.
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