O novo Ashram minimalista

sábado, 29 de dezembro de 2007

Olissipografia Estrelada

Há uns dias a Consoror T inseriu este magnífico postal supra com vistas do Zimbório da Estrela.
Do lado esquerdo, em baixo, temos a antiga Calçada Nova do Convento do Coração de Jesus, depois Rua João de Deus. A vista estende-se pelo enfiamento da Rua dos Navegantes, depois a curvar à esquerda e a descer rumo ao Quelhas. Vê-se a esquina da Rua (Direita) de Buenos Aires, de cujos prédios vemos as traseiras alongando-se para a direita da imagem (adivinhando-se ao longe São Caetano, e antes o caminho que levava ao lugar da Boa Morte, hoje a Rua de Santana à Lapa). Diante dessa esquina da Buenos Aires, ainda na Rua dos Navegantes, vê-se um palacete que já foi devidamente examinado em O Exactor, hoje substituído pelo prédio em que cresceram as manas Jardins. Por detrás do palacete, a Travessa do Outeiro (de gloriosa memória cá para o Jansenista...).
Do lado direito da imagem, a forma angular é a Rua de São Ciro (da qual ainda hoje se tem a vista mais fotogénica do Zimbório). Do lado de cá do muro de São Ciro vemos os jardins do Convento do Coração de Jesus; do lado de lá, os logradouros dos prédios da Rua de Buenos Aires, e abaixo deles um espaço onde hoje há uns barracões muito pouco dignos que albergam o Centro de Saúde da Lapa.
No centro da imagem, cá em baixo, temos hoje um edifício alto em baixo do qual funciona um restaurante chinês de comida mais ou menos indiferente, mas com ambiente simpático. Se olhássemos mais à esquerda no zimbório, em direcção ao Hospital Militar, teríamos:

3 comentários:

Jansenista disse...

Entretanto, fui ao blogue Dias que Voam e verifiquei que o Confrade Bic Laranja já tinha antecipado quase todas as minhas observações. Leva, portanto, o galardão.

Bic Laranja disse...

Não não! Nesta parte da cidade não consigo mais que o incipente escrito que a Dona T. generosamente incorporou. O galardão é seu.
Cumpts.

T disse...

Os dois merecem a minha estima pelo que aprendo convosco,sempre que vos leio. E no caso em questão, acho que um comentário completa o outro. Por isso vou tomar a liberdade de adicionar o seu link postal ao postalito do Dias.
Um abraço amigo

Arquivo do blogue